Ser mais produtivo para ser mais livre


Uma das demandas que mais ouço dos meus clientes é como ser mais produtivo diante de tantas atividades do dia a dia. Tanta coisa para fazer e tantas interrupções. Por outro lado ouço na mesma intensidade o desejo de ser livre, de poder administrar a agenda da maneira que quiser sem ser escravo do "sistema".

E seu eu dizer que os dois temas estão intimamente ligados?

Uma das frases que eu mais gosto de levar para a minha vida é a de que a disciplina é a chave da liberdade. Sim porque com ela nós conseguimos domar nosso principal sabotador que somos nós mesmos. Nós usamos os fatores externos para justificar o nosso movimento de fazer a vida andar em círculos

Quanto mais repetimos o discurso da "liberdade" mais arrumamos justificativas para não fazer o que precisa ser feito acreditando que assim somos livres. E, esse é justamente o caminho que nos leva a perder a liberdade.  Isso porque ficamos escravos do que tínhamos de fazer e procrastinamos. Passamos mais tempo pensando no que tínhamos de fazer do que o tempo que usaríamos se efetivamente resolvêssemos o problema.

Tanta gente faz tanta coisa e eu não consigo, dizem alguns. Se queremos ser livres, podermos usar o tempo da maneira que realmente quisermos a primeira providência a tomar é fazer o quanto antes o que precisa ser feito, as nossas obrigações. Dessa maneira o restante do tempo poderá ser verdadeiramente administrado da maneira que quisermos. Isso porque perdemos mais tempo reclamando do que resolvendo. Ou rezando para que o problema vá embora por milagre. E ele não vai, pode ter certeza.

Pequenas mudanças na rotina


Para poder dar conta do que precisa ser feito, usar a disciplina para poder administrar o restante do nosso dia da maneira que quisermos, podemos usar algumas dicas bastante simples. Vamos a elas:

1.  1)  Despertador longe da cama. Deixe o celular no local mais distante da sua cama possível. Em outro cômodo, no andar de baixo. Você precisará se deslocar para desliga-lo. Já levantou, então não tem por que motivo voltar para cama. E de preferência vá para a academia para ter mais disposição durante o dia

2.      2) Antes de dormir faça uma lista detalhada de tudo que você tem para fazer na ordem que será feita e quanto tempo vai dedicar a isso. Faça isso no fim do dia e nunca pela manhã. Deixe cerca de duas horas de folga que é justamente o período para você fazer readequações necessárias oriundas de imprevistos. Não houve imprevistos? Adiante algo que você programou para algum outro dia ou que você vem deixando de lado há tempo.

3.      3)  Simplifique, mas sem procurar atalhos. Ao tentar pular etapas há uma grande chance de você ter de fazer tudo de novo. Mas nem sempre as coisas são tão complicadas quanto parecem. Quando perceber que está dando “muitas voltas” para fazer algo pergunte de maneira muito objetiva a você mesmo: dá para ser mais simples? Na quase totalidade das vezes a resposta será sim. Isso porque quando não queremos fazer algo dizemos para nós mesmos que a ação será mais difícil do que realmente ela será.

4.       4) Tenha uma linha mestra de organização das suas tarefas. Algumas pessoas preferem agrupar suas tarefas por temas ou projetos, outras preferem por localidade e outras tem outras maneiras de agrupar tarefas. Eu prefiro dividir minha semana em dias de trabalho interno e dias de trabalho externo. Busco agrupar todos os compromissos externos no mesmo dia e traço um roteiro a partir da distância da minha casa ou do meu escritório. Nos dias em que trabalho internamente gosto de agrupar as tarefas por cliente: Uma hora dedicada às atividades do cliente X, depois 2 horas para as pendências do cliente Y e assim por diante

5.      5)  Faça na hora o que leva menos de cinco minutos. Sabe aquele monte de pequenas tarefas que vão se acumulando? Mandar um e-mail ou uma mensagem, lavar e guardar o prato em que acabou de comer, entre outras tarefas muito rápidas de fazer mas que acabamos deixando acumular. Resolva essas pequenas demandas na hora

Há uma infinidade de dicas que podem tornar seu dia mais produtivo deixando tempo livre para você aproveitar como quiser. Experimente essas cinco e veja como vai sobrar tempo no fim do dia. Em breve volto com mais dicas. Deixe nos comentários como foi sua experiência, como foi a gestão do dia depois dessas pequenas mudanças.

Comentários